Entre em contato:
  Telefone: 011 99779 6224

  E-mail: canildacarol@yahoo.com

 

O CANIL DACAROL É TOTALMENTE CONTRA, NÃO PRATICA A CAUDECTOMIA INDEPENDENTE DA RAÇA!

 

Cortar o rabo de cão por estética é prática proibida e deve ser evitada!

 

          Cortar o rabo de um cachorro sem uma justificativa de saúde pode causar sérios danos ao animal, como a paralisia no aparelho de locomoção. A prática da caudectomia apenas para fins estéticos já foi proibida pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CMFV) e deve ser evitada.  “O rabo é uma parte muito importante do corpo do animal como um todo e sua principal função é trazer equilíbrio.

 

           A amputação da cauda é comum em raças como cocker spaniel, pinsher, poodle, pitbull, rottweiller, doberman e Pastor Australiano, mas o ideal é que o bicho de estimação permaneça com o rabo.

 

          A nova resolução do CMFV proíbe o corte. A prática só será permitida nos consultórios se a saúde do animal estiver em risco, disse o presidente do Conselho, Benedito Arruda. “Nos casos em que existe uma doença que poderá progredir e promover uma extensão no sistema nervoso e prejudicar o animal definitivamente. Nessa hipótese é permitido que ele faça a cirurgia”.

 

        O presidente do CMFV reforça que o procedimento deve ser feito com cautela, pois representa risco para o animal. “Se houve um descuido qualquer na manipulação cirúrgica da cauda, é possível que uma contaminação possa prejudicar do ponto de vista neurológico esse animal. Ele poderá ter uma paralisia no aparelho de locomoção”, ressaltou.