Entre em contato:
  Telefone: 011 99779 6224

  E-mail: canildacarol@yahoo.com

 

Dicas:

Ø  A primeira  dica é levar o filhote ao seu veterinário de confiança junto com a carteira de vacinação. Quando levar seu filhote ao veterinário, mantenha-o no colo e não permita que ande solto pela recepção. Lembre-se de que outros animais na sala de espera podem estar doentes.

 

Ø  Peça que o veterinário indique qual a ração mais adequada ao seu cãozinho e, se for diferente daquela que ele estava comendo antes, faça a adaptação para a nova aos poucos, misturando gradativamente. Os cães devem ser alimentados, basicamente, com ração industrializada, e adequada à fase de desenvolvimento do cão. Não se deve trocar com freqüência a marca da ração do filhote ou mesmo do cão adulto. As rações de ‘primeira linha', super premium, são o suficiente, sem necessitar de complementos. A ração para o filhote deve ser oferecida quatro vezes por dia, mais ou menos 100g por vez, dependendo do tamanho do animal. Se o filhote ainda estiver com dificuldade de comer a ração seca, pode amolecer com água morna, em pequenas porções para não azedar.

 

Ø  A água deve ser oferecida sempre fresca e a vontade.

 

Ø  Deixe os potes de água e ração próximos à caminha dele, e coloque algumas folhas de jornal um pouco longe, pra fazer as necessidades. Procure deixar sempre uma folha de jornal ou tapete higiênico com xixi, assim ele se acostumará com o cheiro e fará as necessidades sempre no mesmo lugar.

 

Ø  Precisará de uma coleira confortável que facilite sua vida na hora que você precisar pegar o cachorro, de preferência uma peitoral no início. Procure usar o cinto de segurança próprio para transportar cães em carros.

 

Ø  Os brinquedos devem ser adequados ao tamanho do cão e fabricados para animais. Ossinhos também podem ser úteis para entreter os filhotes, mas não devem ser dados em excesso porque eventualmente podem provocar indigestão, os defumados são melhores.

 

Ø  Os filhotes, assim como os bebês humanos, dormem bastante MESMO. Eles alternam períodos curtos de relativa atividade com longos períodos de sono. Isso é normal. O que não é normal são filhotes apáticos e sem apetite. Neste caso, procure seu veterinário.

 

Ø  Quando os filhotes chegam em suas novas casas, pode ser que o intestino fique ligeiramente desarranjado por causa do stress da mudança, apresentando consistência mais pastosa. No entanto, não é normal que as fezes sejam acompanhadas de sangue ou que seja quase líquido. O veterinário deve ser consultado imediatamente.

 

Ø  Só é recomendável sair à rua com os filhotes após eles terem recebido TODAS as doses das vacinas. A primeira dose da vacina deve ser feita com 45 dias, e seguida mais duas doses com intervalos de 21 a 30 dias no Máximo. A vacina contra a raiva é aplicada quando o animal completa quatro meses.

 

Ø  Consulte seu veterinário como vermifugar o seu filhote. É tão importante quanto vacinar.

 

Ø  Banhos em petshop,  só são recomendados após ter sido completado o ciclo de vacinas. Caso o filhote esteja com cheiro forte, podem ser usados lenços umedecidos próprios para cães ou mesmo os de bebês. E em caso extremo um banho morno, com shampoo próprio para filhotes, colocando algodão nos ouvidos e sempre secando bem o seu cão, pois com a umidade ele pode adquirir algum fungo ou dermatite.

 

Ø  Nunca dê banhos com shampoos anti-pulgas antes dos 6 meses, você pode intoxicar seu filhote.

 

Ø  Lembre-se que, ao levar seu filhote para casa, você o separou da mãe, dos irmãos e dos ‘humanos' que ele conhecia. É natural, portanto, que ele se sinta ‘abandonado' durante a noite. O choro/uivo do filhote à noite, é a forma instintiva que ele tem de chamar sua família/matilha para aconchegá-lo. Você pode tentar se prevenir deste problema: Prefira alimentá-lo perto da hora de dormir e antes da comida, brinque bastante com ele, deixando-o cansando. Coloque brinquedos de pelúcia que simulam outro cãozinho.

 

Ø Todos os cães precisam de exercícios diários. A quantidade de exercí­cio  que seu filhote precisa depende não apenas do tamanho dele, mas também da raça.

 

SEJA UM DONO RESPONSÁVEL!   O CANIL DACAROL AGRADECE!