Entre em contato:
  Telefone: 011 99779 6224

  E-mail: canildacarol@yahoo.com

 

Desenvolvimento Emocional Do Filhote

Período neonatal:

          Desde o nascimento até 14 dias de vida, o filhote nesta fase depende única e exclusivamente da mãe, (somente há intervenção quando necessário), pois ainda não consegue urinar, defecar, nem controlar tempertura corporal. Ele dorme 90% do tempo, rasteja e mama.

 

Período de transição:

           De 15 a 21 dias de vida (até 3 semanas), o filhote nesta fase abre os olhos, começa a engatinhar e já pode ouvir. Defeca sozinho e inicia a ingestão de líquidos por lambedura.

 

Período de reconhecimento:

         De 21 a 28 dias de vida ( 3 a 4 semanas) o filhote já ouve bem, enxerga, seu olfato está mais desenvolvido e já inicia a ingestão de alimentos pastosos. (ração amolecida com água morna filtrada). Assim que os dentes nascerem, inicia a ração sólida.

 

Período de socialização:

De 21 a 49 dias de vida (3 a 7 meses) o filhote entra na fase de explorações, atividades em grupos e jogos sociais, é o  início da determinação hierárquica emocional. Não se deve separar um filhote da mãe antes dessa fase, pois é nesse período que eles aprendem o respeito à hierarquia, higiene e desciplina.

Através das brincadeiras entre irmãos, é que fica estabelecido quem tem predisposição a ser dominante ou a ser dominado.

 

Período de socialização com os humanos:

           De 7 e 12 semanas de vida é o período ideal para começar a adaptação com a nova família e novas situações como, barulhos, crianças, carros, sons e outros animais. Nesta fase, qualquer situação que for apresentada de forma agressiva ou assustadora poderá gerar um futuro trauma. (Cuidado com a forma que apresenta um aspirador, rua, trânsito, crianças gritando, correndo, apertando...)

 

Período de rebeldia:

            De 13 a 16 semanas de vida é uma fase um pouco complicada, onde o filhote começa  com brincadeiras de morder e querer dominar. É a hora de educar e colocar limites, se o líder (você), não se colocar, seu cão começará a assumir o posto de líder. ( lembrando que essa educação seja feita sem agressividade, e sim com autoridade.)

Conquiste o respeito com amizade!

Punições nunca, reforços positivos sempre, com elogios, carinho e petiscos.

 Caso haja necessidade de algo mais firme, é bastante usado um jato de água na face para repreender alguma atitude do cão errada, porém só funciona se for feita na hora do ocorrido.

Sempre que for passear, o cão deve andar  ao seu lado ou atrás.

Não esqueça, os cães precisam de limites. Amar o seu cão, também significa ensinar e educar.

É sempre bom colocar uma rotina na vida do seu amigo...portanto ofereça a alimentação em horários corretos (evite deixar comida a vontade).

Os filhotes precisam de brinquedos durante a fase de troca dos dentes. Escolha brinquedos fortes que resitam à mastigação intensa.

Precisam também de uma tegela de água e de comida. As tigelas de aço inoxidável são as mais resistentes e fáceis de limpar.

 

Separando brigas..

Em primeiro lugar tome muito cuidado.

Jogue  água fria ou faça barulhos fortes.

Como última tentativa, puxar os animais pelo rabo, erguendo-os para trás, assim ficarão sem apoio.

 

Período de maturidade:

           De 1 a 3 anos de vida ocorre a maturidade sexual, mais rápida em cães de raças menores e mais tardia em raças maiores.