Entre em contato:
  Telefone: 011 99779 6224

  E-mail: canildacarol@yahoo.com

 

Australian Shepherd – Características Da Raça:

Os Australian Shepherds, chamados afetivamente de “Aussies”, foram criados para mover e controlar gado e para trabalhar em todos os afazeres de um rancho. Como cães de pastoreio eles são predominantemente cães para gado, e trabalham na cabeça e na canela do gado podendo ser igualmente bons para ovelhas. Enquanto uma linhagem de Aussies continua a se manter muito fiel à sua origem como cães de pastoreio a raça hoje ganhou o reconhecimento de suaversatilidade e competência por causa de sua apurada inteligência, fácil treinabilidade e ânsia em agradar seu dono.Hoje trabalham em muitas outras áreas, seja Agility ,Flyball, Frisbee, Obediência, Busca e Resgate, Tracking, Serviço de Terapia Hospitalar, Serviço para Cegos e Deficientes e Detecção de drogas .Acima de tudo são companheiros maravilhosos e afetuosos e adoram participar de todos os eventos familiares. Se criados com crianças são extraordinários companheiros de brincadeiras!

 

Foram construídos para serem de tamanho e de ossatura moderados. Os cães de Conformação tendem a ser maiores que os de pastoreio.No geral devem ser ágeis, rápidos, “leves” ao correr e saltar, e tudo neles deve ser avaliado como ‘moderado” e “harmônico”.Há um certo padrão em altura para machos e fêmeas, 51-58cms. para os machos e 46-54 cms. para as fêmeas, MAS a qualidade NUNCA deve ser preterida em favor do tamanho!

 

Suas cores básicas são Preto e Vermelho (com ou sem marcas brancas e tan) e os Merle, Azul e Vermelho, (com ou sem marcas brancas e tan). Os olhos podem ter colorações muito variadas marrom, azul, ambar, ou qualquer variação ou combinação o que pode incluir um olho de cada cor ou várias cores num mesmo olho.

 

Eles são voltados para as pessoas. Tem grande necessidade de estar junto a seu dono, seguindo –o a cada passo em casa ou fora. O isolamento ou a exclusão do convívio social podem alterar e arruinar o temperamento de um Aussie. Não são cães para ficarem “lá fora no quintal”!


Eles mantém um forte instinto de guarda e pastoreio e são altamente territoriais. Se bem socializados e treinados são o companheiro ideal para uma família. São gentis guardiões de crianças e adoram brincar com elas e com adultos. São todavia muito reservados com estranhos.

Possuem um extraordinário senso de humor e enorme disposição para o trabalho que os torna incansáveis, embora sejam capazes de ficar horas sentados ao pé de seu dono. São ATIVOS mas não ELÉTRICOS.

 

São bastante saudáveis e atléticos com uma expectativa de vida de mais ou menos 12 anos.

 

Uma das prioridades para utilizar integralmente o potencial de um Aussie é propiciar ao cão aulas de Obediência básica e um “trabalho” para que não se entendie e inicie comportamentos agressivos de mordiscar ou cavar,ou auto-flagelar-se lambendo-se muito, etc.

 

Sua genética é bastante complexa. Os Merles são “heterozigotos Mm” e não devem ser cruzados entre si, já que esse cruzamento necessariamente produzirá 25% de filhotes “brancos” ou letais que devem ser eutanaziados ao nascer. Se mantidos vivos apresentarão cardiopatias, cegueira, surdez, entre outras doenças.